GESTÃO DE ATIVOS

A Gestão de ativos consiste em, dentro de uma visão sistêmica, aplicar ferramentas, técnicas e métodos de Engenharia de Manutenção, Engenharia de confiabilidade, monitoramento e lubrificação de forma estruturada, com o intuito de melhorar a performance dos ativos com um menor custo possível de forma sustentável.

Saiba Mais

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO

A análise de vibração consiste eu uma das principais técnicas do monitoramento de condições, pela gama de falhas que permite identificar em máquinas rotativas aliado a antecipação que propicia.

Saiba Mais

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A SPECTRUM ENGENHARIA dispões de vários treinamentos de capacitação dentro de sua área de atuação.

Saiba Mais

BALANCEAMENTO DE CAMPO

Processo de equilíbrio nas forças do equipamento, corrigindo a distribuição assimétrica de massa de um rotor, além de evitar a formação de resíduos que possam diminuir a vida útil e a eficiência das máquinas. Este procedimento é fundamental para que não haja o desgaste prematuro dos componentes.

Saiba Mais

ALINHAMENTO À LASER

O alinhamento entre eixos acoplados é uma necessidade indiscutível. O controle preditivo de equipamentos por análise de vibrações tem proporcionado valiosa ajuda neste sentido, quantificando os efeitos que desalinhamentos provocam em equipamentos. Um bom alinhamento de acoplamentos girantes, evita: Vibração, desgaste prematuro e aquecimento.

Saiba Mais

ANÁLISE DE ÓLEO

É uma das mais importantes ferramentas do monitoramento. Permite, através de análises de laboratório sobre o lubrificante e/ou óleo hidráulico utilizado nos equipamentos, detectar os desgastes das peças móveis dos equipamentos e a presença de contaminantes do fluído.

Saiba Mais

PARTÍCULA MAGNÉTICA

Ensaio não destrutivo utilizado na localização de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos e pode ser aplicado tanto em peças acabadas quanto semiacabadas.

Saiba Mais

LÍQUIDO PENETRANTE

Ensaio não destrutivo Utilizado para detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas, tais como: trincas, poros, dobras, etc., podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.

Saiba Mais

ULTRASSONOGRAFIA INDUSTRIAL

Ensaio não destrutivo, que através de ondas ultrassônicas introduzidas no material a ser inspecionado, permite detectar descontinuidades internas e superficiais, como trincas e outras falhas de material. Além disso, com essa técnica, também é possível realizar a medição de espessura e, com isso, fazer o acompanhamento de desgaste dos materiais.

Saiba Mais

TERMOGRAFIA

Técnica que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um componente, equipamento ou processo, a partir da radiação infravermelha.

Saiba Mais

ANÁLISE DA ÁRVORE DE FALHA (FTA)

É um método sistemático e padronizado, capaz de fornecer bases objetivas para funções diversas, tais como: A análise de modos comuns de falhas em sistemas; Justificar de alterações em sistemas; Demonstrações de atendimento a requisitos regulamentares e/ou contratuais, dentre outras.

Saiba Mais

RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade

Metodologia utilizada para se determinar o que precisa ser feito para assegurar que qualquer ativo continue fazendo o que os usuários querem que ele (manter a função). Seu principal objetivo é garantir o desempenho, a segurança e preservação do ambiente a um melhor custo benefício utilizando as estratégias adequadas para cada situação.

Saiba Mais

ANÁLISE DE SISTEMAS (RBD)

Utilizando cálculos analíticos e simulação de eventos discretos, oferece uma grande variedade de análises para sistemas reparáveis e não reparáveis. Isso inclui análise de confiabilidade, mantenabilidade, disponibilidade, otimização da confiabilidade, produção, alocação de recursos, custo do ciclo de vida e outras análises.

Saiba Mais

ANÁLISE DE DADOS DE VIDA

Atingir a satisfação dos clientes, melhorar a qualidade de seus produtos, reduzir custos e provisionar quanto será gasto em garantia e pós garantia, tem sido a missão de muitas das empresas no mercado brasileiro e em especial no setor automobilístico, já que os principais fatores na decisão de compra de um veículo tem sido preço e confiabilidade.

Saiba Mais

TRATAMENTO DE FALHAS

Os objetivos principais da metodologia de análise de falhas são: Estruturar a planificação das manutenções preventivas, preditivas e proativas de acordo com os modos de falha predominantes em cada equipamento e a análise dos riscos representativos ao sistema [...]

Saiba Mais

ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO

Esse processo ajuda a nortear para faça a manutenção certa, no equipamento certo, no momento certo, com os recursos certos, pelos motivos certos.

Saiba Mais